Segurança do Trabalho

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O que é segurança do trabalho?

Muitos se fazem esse questionamento, e quais suas atividades desenvolvidas, e o que agrega no meio profissional?

Podemos dizer que nada mais é, que um conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas para melhorar e garantir a segurança no ambiente de trabalho. Ela trata também a questão de doenças acidentais e ocupacionais, além de lhe dar um suporte e proteger o individuo.

 A Segurança do trabalho é referenciada através de Normas Regulamentadoras, ou como chamamos NR’s, esses decretos e portarias que são utilizados como base para o trabalho e o exercício das atividades profissionais. 

Ela foi criada para promover uma qualidade de vida aos trabalhadores, facilitando e prevenindo dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e diversos acidentes de trabalho.

 Seus objetivos variam muito de acordo com o segmento da empresa e a função desenvolvida, mas podemos dizer que na maioria são:

  • Redução de acidentes e doenças relacionadas às atividades laborais, garantindo a integridade dos funcionários;
  • Educação e treinamento dos trabalhadores;
  • Definição de responsabilidades para o empregador, eliminando condições de trabalho que gerem inseguranças na empresa;
  • Foco na saúde dos trabalhadores, conscientizando-os sobre a importância da prevenção;
  • Certificação de que equipamentos de proteção individual (EPI) estão em bom funcionamento, realizando ensaios constantes para checagem de desempenho;
  • Realização de cursos, workshops, palestras, entre outros formatos de atividades educativas sobre boas práticas de segurança e redução de acidentes de trabalho;
  • Participação de comissões técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  • Seguir a legislação vigente e os requisitos legais que a compõe;
  • Propor melhores condições de trabalho, visando à saúde física, mental e social de cada colaborador, entre outros.

Com tudo, podemos dizer que segurança do trabalho é um setor importantíssimo para qualquer empresa, pois zela pela qualidade de vida e mantém um ambiente de trabalho seguro, o que influencia diretamente na produtividade e até na redução dos custos — as ações preventivas evitam gastos com o tratamento de um funcionário acidentado e, até mesmo, com processos judiciais.

É dever e obrigação da empresa proporcionar um ambiente de trabalho seguro, e seu colaborador atuar da forma ao qual lhe é orientado.

Por CRISLEIDE ARRUDA

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