O que é segurança do trabalho?
Muitos se fazem esse questionamento, e quais suas atividades desenvolvidas, e o que agrega no meio profissional?
Podemos dizer que nada mais é, que um conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas para melhorar e garantir a segurança no ambiente de trabalho. Ela trata também a questão de doenças acidentais e ocupacionais, além de lhe dar um suporte e proteger o individuo.
A Segurança do trabalho é referenciada através de Normas Regulamentadoras, ou como chamamos NR’s, esses decretos e portarias que são utilizados como base para o trabalho e o exercício das atividades profissionais.
Ela foi criada para promover uma qualidade de vida aos trabalhadores, facilitando e prevenindo dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e diversos acidentes de trabalho.
Seus objetivos variam muito de acordo com o segmento da empresa e a função desenvolvida, mas podemos dizer que na maioria são:
- Redução de acidentes e doenças relacionadas às atividades laborais, garantindo a integridade dos funcionários;
- Educação e treinamento dos trabalhadores;
- Definição de responsabilidades para o empregador, eliminando condições de trabalho que gerem inseguranças na empresa;
- Foco na saúde dos trabalhadores, conscientizando-os sobre a importância da prevenção;
- Certificação de que equipamentos de proteção individual (EPI) estão em bom funcionamento, realizando ensaios constantes para checagem de desempenho;
- Realização de cursos, workshops, palestras, entre outros formatos de atividades educativas sobre boas práticas de segurança e redução de acidentes de trabalho;
- Participação de comissões técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
- Seguir a legislação vigente e os requisitos legais que a compõe;
- Propor melhores condições de trabalho, visando à saúde física, mental e social de cada colaborador, entre outros.
Com tudo, podemos dizer que segurança do trabalho é um setor importantíssimo para qualquer empresa, pois zela pela qualidade de vida e mantém um ambiente de trabalho seguro, o que influencia diretamente na produtividade e até na redução dos custos — as ações preventivas evitam gastos com o tratamento de um funcionário acidentado e, até mesmo, com processos judiciais.
É dever e obrigação da empresa proporcionar um ambiente de trabalho seguro, e seu colaborador atuar da forma ao qual lhe é orientado.
Por CRISLEIDE ARRUDA