Mercado Contábil

Categoria:

Pesquisa realizada pela HubCount em parceria com o Portal Contábeis e outros parceiros revela expectativas otimistas do mercado contábil no Brasil.

Foi divulgado nesta quarta-feira (12), o resultado da pesquisa “O Mercado Contábil”, realizada pela startup da área HubCount em parceria com a Linx, especialista em tecnologia para o varejo, Portal Contábeis e outros parceiros, com o objetivo de entender quais são as expectativas do mercado contábil no Brasil.

A análise mostrou que a maioria dos participantes ocupa cargos de liderança (sócio, coordenador, diretor ou gerente) correspondendo a mais de 70% do total.

Sobre as metas de crescimento, metade dos escritórios (44%) pretende crescer até 15% em um ano, um aumento considerado estável para o setor. Já 32% dos entrevistados pretendem ter um crescimento moderado de 15% a 30% e 18% visam aumentar sua carteira em mais de 30%. 

A análise de tempo de mercado revelou informações importantes sobre a maturidade e a estabilidade das empresas do setor. A maioria das empresas contábeis dos participantes têm mais de 5 anos de existência, com 55,4% delas tendo mais de 10 anos de mercado.

Entre as empresas com mais tempo de atuação, a faixa de 10 a 20 anos foi a mais comum, correspondendo a 19,9% das respostas, seguida pela faixa de mais de 30 anos, com 19% das respostas. Juntas, essas duas faixas representam quase 40% das empresas contábeis dos participantes.

Também é relevante notar que há uma parcela significativa de empresas relativamente novas no mercado, com 11,5% das empresas tendo entre 1 e 3 anos e 10,7% tendo menos de 1 ano de mercado. Isso pode indicar um cenário de renovação e inovação no setor.

O levantamento teve a participação de mais de 700 escritórios, dos quais 55% já estão há mais de 10 anos no mercado. Entre os entrevistados, a maioria está presente no estado de São Paulo (31%), seguidos por Rio de Janeiro (9%) e Minas Gerais (7%), e possuem entre 1 e 3 funcionários (42%). Sobre a quantidade de CNPJs atendidos, 28% dos escritórios têm uma carteira de até 20 clientes e 20% atendem de 20 a 50.

 Nicho de mercado

A grande maioria dos contadores entrevistados atende clientes enquadrados no Simples Nacional, Lucro Presumido e MEI, que são os regimes tributários mais comuns para pequenas e médias empresas. Além disso, mesmo sem a obrigação legal da contratação de um contador, o MEI aparece em terceiro lugar com 67,7%.

O fato do regime de Lucro Real figurar com 49% pode indicar uma maior presença de empresas de maior porte entre os clientes desses contadores, já a menção ao Terceiro Setor, Imunes e Isentas sugere que alguns contadores possuem expertise nesses segmentos específicos de clientes.

A pesquisa completa, com todos os tópicos explorados e tendências do setor, pode ser acessada no site ‘O Mercado Contábil’.

Compartilhe nas redes sociais:

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Email

Artigos Relacionados: