A contratação desse serviço é um dos maiores passos para uma empresa que deseja rumar à otimização de uma governança corporativa com excelência.
As auditorias são classificadas em externas e internas.
A primeira é preciso contratar um auditor independente, sem vínculo empregatício com a organização.
Afinal, ele vai analisar os processos da empresa e emitir sua opinião sobre o que foi avaliado.
Portanto, precisa ser imparcial.
Mas ela pode ser um desafio para a gerência e os demais colaboradores, pois suas atividades serão avaliadas e, com certeza, sofrerão mudanças em seus processos.
Porém, é preciso ter em mente que ela é fundamental para atuar de forma sustentável e competitiva no mercado. Isso porque a auditoria permite entender e melhorar os processos internos. Bem como se certificar de que o planejamento estratégico está sendo seguido adequadamente.
Além de prevenir fraudes e planejamentos que possam ocorrer dentro da empresa, as auditorias também podem ajudar a melhorar a segurança jurídica e operacional e aumentar a confiança de funcionários, fornecedores, investidores, parceiros e clientes.
Ao contrário do que se imagina, esse processo não existe apenas para apontar defeitos. Ele também serve para encontrar os pontos fortes e potencializá-los. Em contrapartida, quando as falhas são minimizadas, o clima organizacional tende a ficar mais agradável. Bem como o ambiente se torna mais transparente.
É preciso se livrar da convicção de que uma auditoria só é necessária quando as coisas não vão bem – porque ela deve ser feita quando está tudo bem, quando tudo está em perfeitas condições, pois isso pode garantir a ordem nos negócios a longo prazo.
A disseminação de boas práticas é valorizada durante esse trabalho. Por isso, todos os funcionários são convidados a participar ativamente. Inclusive, essa é uma excelente oportunidade para fazer com que cada membro da equipe se sinta importante. Afinal, qualquer um pode dar ótimas sugestões para melhorar o próprio desempenho e o dos colegas.
Durante esse processo, todos os registros administrativos da companhia são criteriosamente analisados. Os profissionais responsáveis têm a missão de garantir que os dados documentados sejam exatos, precisos e autênticos. Para isso, abordam vários setores da organização, de forma a obter o máximo de informações possível.
Ao verificar os registros contábeis da empresa, por exemplo, os auditores serão capazes de determinar sua verdadeira situação financeira. Será feito um cruzamento de dados para comprovar que a prestação de contas está correta e que o negócio é bem administrado.
Qualquer empresa pode – e deve – realizar a auditoria. A auditoria contábil expõe com clareza, precisão e segurança a situação financeira e econômica da empresa. Além disso, dificulta a possibilidade de desvio de bens e pagamentos de despesas indevidas, apontando melhorias nos processos, apontamentos de passivo oculto, minimizar riscos e maximizar os resultados.
Nós da P2MC Consultoria Contábil, temos uma equipe altamente treinada e capacitada para atender as demandas de uma auditoria contábil e de processos internos.
Por MACIEL DE ALMEIDA NASCIMENTO, CEO da P2MC Consultoria Contábil e CONFIANCE FACILITIES.